12 boas dicas para ajudar na escolha da profissão Reviewed by Momizat on . Vestibular, carreira, profissão, sonho, vocação, metas, aptidão, futuro, realização pessoal... na mente do jovem vestibulando, essas palavras transitam em ritmo Vestibular, carreira, profissão, sonho, vocação, metas, aptidão, futuro, realização pessoal... na mente do jovem vestibulando, essas palavras transitam em ritmo Rating: 0
You Are Here: Home » NOTICIAS » 12 boas dicas para ajudar na escolha da profissão

12 boas dicas para ajudar na escolha da profissão

banner-quem somosVestibular, carreira, profissão, sonho, vocação, metas, aptidão, futuro, realização pessoal… na mente do jovem vestibulando, essas palavras transitam em ritmo frenético, consequência da infalível pergunta que todos fazem ao final do Ensino Médio: que profissão escolher?

É raro um estudante que passa ileso por esse questionamento. Em geral, ansiedade, angústias e incertezas marcam o período, o que, na visão de especialistas, nem sempre é prejudicial. “Uma dose de ansiedade pode ser benéfica, uma vez que leva o aluno a se dedicar mais inteiramente ao processo de escolha. Não a ansiedade que paralisa, mas a que mobiliza para a vida”, esclarece Alessandra Suplicy Conway, psicóloga em Santos-SP e membro da direção da ABOP (Associação Brasileira de Orientadores Profissionais).

Na maioria dos casos, esses sentimentos estão presentes porque os jovens pensam que estão fazendo uma escolha para a vida. “E este é um pensamento equivocado”, acredita Andréa Godinho de Carvalho Lauro, orientadora vocacional do Colégio Vértice, em São Paulo. “É, sim, uma escolha muito importante, mas não é para toda a vida, porque muita coisa pode mudar pelo caminho”, explica. Segundo a orientadora, os jovens não percebem (e, geralmente, por falta de maturidade) que este é só o começo de uma longa carreira que se inicia.

“Escolher a profissão não significa definir toda a sua carreira”, conclui.

Não há como prever todo o futuro só com a escolha da profissão. Regina Sonia Gattás do Nascimento, psicóloga e supervisora de orientação vocacional da clínica da PUC, em São Paulo, concorda: “A profissão é um dos componentes do seu projeto de vida, mas é preciso ter em mente que o mercado muda, as pessoas mudam. É preciso estar preparado para, muitas vezes, ter de ajustar o caminho”.

O que o jovem vestibulando deve fazer para tomar a decisão mais acertada? Como encontrar a profissão que mais combine com o seu perfil? “Fundamentando sua escolha em muita informação”, responde a orientadora Andréa Godinho. “O vestibulando precisa fazer uma busca rigorosa de informação, tanto sobre si próprio, quanto sobre as muitas carreiras existentes, o mercado de trabalho e as muitas frentes em que ele pode atuar”.

O jovem tem de ter papel ativo na escolha da profissão. “Precisa buscar informações em diferentes fontes: na escola, na família, na universidade que pretende cursar e com profissionais experientes”, recomenda a especialista Alessandra Conway. Investir no autoconhecimento é uma boa saída. “Conhecer-se é essencial para tentar se colocar de formar mais inteira na carreira”, diz Regina Nascimento.

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/dicas-escolha-profissao-472174.shtml

Leave a Comment

© 2015 ASSOCIAÇÃO PAULISTA DO VALE - Av. Barão do Rio Branco, 980 - São José dos Campos - SP (12) 4009-9100

Scroll to top